O dia 11 de maio de 2024 foi um grande dia na história das Irmãs de São José de Cluny em Roma, Via Angelo Poliziano 38. Celebrámos o 170º aniversário da nossa presença. Recordámos o desejo da Beata Ana Maria Javouhey, nossa Fundadora, de ter uma comunidade em Roma, a Cidade Eterna. Em 1851, ao falar deste desejo, disse às irmãs: “Tenho outro caminho a percorrer e devo fazê-lo sozinha”, isto é, para a sua morada eterna (AMJ de Pil Kieffer Vol II Bk VIII cap VI Pg.300). O seu desejo realizou-se na pessoa de Madre Rosalie Javouhey, sua irmã, segunda Superiora Geral, que comprou uma casa na Via Di Santa Maria Maggiore 134 (Maria Maior). A 12 de abril de 1854, chegaram quatro irmãs para cuidar das crianças órfãs afectadas pela cólera. Mais tarde, foi aberta uma escola para elas.
Em 1884, comprámos o terreno (Via Leonardo Vinci), hoje Via Angelo Poliziano, e lançámos os alicerces da capela a 11 de fevereiro de 1884. Foram necessários quatro anos para concluir este belo e magnífico edifício no centro de Roma. A 12 de maio de 1887, a comunidade tomou posse plena da nova casa, na qual foram fundados o Regina Mundi, uma escola, a casa vice-provincial para a Itália e a Suíça (na altura) e uma casa para os peregrinos.
No dia 11 de maio de 2024, a Missa de Ação de Graças foi presidida por Sua Eminência o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito das Causas dos Santos, acompanhado por 10 sacerdotes. Na sua homilia, o cardeal sublinhou a importância da ação de graças na nossa vida e o espírito missionário de Ana Maria Javouhey, do qual nos devemos imbuir. Depois da missa, cantada numa capela lindamente decorada, todos se dirigiram à galeria para ver um pequeno vídeo sobre a vida de AMJ e a história da nossa casa. Fotografias da casa com as irmãs e as suas actividades, com legendas apropriadas, foram expostas nas paredes do corredor fora da capela. Antigos alunos, funcionários e todos os que estavam presentes, estavam encantados ao vê-las. Apreciaram os deliciosos refrescos servidos na galeria e ficaram felizes por participarem nas celebrações. Tivemos o prazer de ter a Irmã Agnès Thevenin, Assistente Geral, em nome da Irmã Clare Stanley, Superiora Geral, que se deslocou da Casa Mãe, em Paris, para esta ocasião especial. Que Deus seja louvado e glorificado sempre e em toda a parte.